apresentação,
clinica cirurgia plástica


A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica única no que concerne os seus objectivos e meios, distinguindo-se das restantes especialidades cirúrgicas, pela sua versatilidade e engenho na restituição ao indivíduo doente, a relação morfologia/funcionalidade mais próxima do seu sentido de normalidade. Por vezes é uma tarefa ingrata, na medida em que, na reconstrução de determinado defeito, congénito ou adquirido, não se consegue um equilíbrio harmonioso desses aspectos morfológicos e funcionais, ou até, na apreciação e percepção, do doente, tal não foi conseguido.

Apesar de reconstrução, num sentido lato, ser o denominador comum de todo o procedimento cirúrgico, a Cirurgia Plástica (do Grego plaissen, significando molde ou forma) é o primado da reconstrução, articulando o conhecimento científico médico com a sensibilidade artística plástica do executante.

A dicotomia Cirurgia Estética/Cirurgia Reconstrutiva, são duas faces da mesma moeda, sendo que não é possível encarar a resolução do defeito estético sem possuir conhecimentos sólidos e prática, dos procedimentos da cirurgia reconstrutiva. Essa é a razão pela qual a Cirurgia Estética só poderá ser executada com toda a confiança e plenitude, pelo Cirurgião Plástico solidamente versado em Cirurgia Reconstrutiva.
 
No mundo actual, é cada vez mais importante a imagem corporal, determinando e condicionando comportamentos, nem sempre filtrados pela consciência. Uma deformidade sem repercussões funcionais ou estéticas importantes, sendo desse modo julgado pelo senso comum, pode para o paciente, atingir uma magnitude de dimensões inimagináveis.
 
Estes aspectos são ainda mais pertinentes no paciente com alterações do foro estético, pelo que se exige ao Cirurgião Plástico uma preparação sólida quer do ponto de vista técnico (apreciação e diagnóstico da deformidade estética e seu tratamento) e, muito particularmente, do ponto de vista da compreensão de todos os aspectos psicológicos que estão quase sempre envolvidos nestes casos.
 
 
A Clinica de Cirurgia Plástica é dirigida pelo Dr. António Conde. Está localizada na cidade do Porto e conta com uma equipa formada por cirurgiões, anestesistas, enfermeiras instrumentistas e auxiliares. Esta equipa especializada em Cirurgia Plástica (Estética , Reconstrutiva e Cirurgia da Mão) está diariamente à sua disposição para ajudarem na melhor resolução do seu problema. 
  • Imagem Intro